quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Vamos Ocupar - A reorganização escolar


Já tinha comentado no meu facebook sobre uma escola ocupada aqui perto da onde eu trabalho, comentei sobre como eu achava lindo todo esse movimento estudantil jovem por um único propósito, não acabar com a educação. Postei um vídeo de um garoto o Daniel, que estuda numa escola particular aqui em São Paulo que está ocupando a escola E.E. Fernão Dias Paes há alguns dias, ele diz que todos os estudantes estão ali por um propósito, a educação e o futuro.
Eu mesma estudei praticamente toda a minha vida numa escola pública, a E.E. Brasilio Machado e sei muito bem o que acontecerá se fecharem as escolas, na época, na minha sala de aula éramos em 45 alunos.
 
Passo em frente ao E.E. Godofredo Furtado todos os dias e encontrei uma estudante, Beatriz de 16 anos, que parou pra conversar comigo. Ela disse que vem todos os dias há uma semana, desde que a Godofredo foi ocupada, ela não pode dormir lá por conta da família, porém todos os dias ás 7:40 da manhã ela chega na escola e passa o dia. Ela ajuda na limpeza, na manutenção da escola, ajuda na comida para os que estão acampando, leva e traz roupas dos ocupantes para lavar na sua casa, etc.
Super educada e interessada no que eu estava fazendo aquela hora da manhã fotografando a fachada e os cartazes da escola, disse que o movimento é pra não tirarem dela o ensino e a educação que ela tem, que já é pouco e a revolta maior é que ninguém perguntou para os estudantes e até mesmo para as escolas e os professores o que eles achavam dessa mudança e se concordavam ou não e por isso ela vem todos os dias de manhã para fazer a diferença, sua própria diferença, sendo que poderia muito bem ficar em casa sem fazer nada. E isso ela não quer.
 
Disse que receberam tantas doações dos moradores aqui do bairro de Pinheiros que ontem mesmo eles saíram para doar aos mais necessitados da região o excesso das doações.
 
Ela me convidou a entrar na escola, porém, como eu estava vindo pro trabalho, disse que naquele horário eu não poderia mas tentaria passar no almoço pra conhecer os outros ocupantes que estão lá dentro. A frase dela em resposta foi: "Isso, vem almoçar com a gente e eu te apresento a escola e todo nosso movimento" .
 
Lindo isso não?
 
Tem que ocupar mesmo, acho que ninguém imaginava, principalmente os governantes que os estudantes das escolas estaduais fossem ter atitudes como essas. Que o adolescente de rede pública, fosse algum dia tirar o olho do celular e mudar, ou tentar mudar, a história do seu bairro. Sua escola, seu futuro.
Muito mais inteligência do que muita gente no poder por aí.
 
Vou lá almoçar com eles hoje.

 Beatriz, 16 anos. Ocupando a escola há uma semana.
 

 






Nenhum comentário: