quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cocktail






Belo e ao mesmo tempo irônico. Essa é uma boa definição do trabalho do fotógrafo francês Guy Bourdin. Um dos mais importantes nomes da fotografia de moda, o artista morto em 1991 tem seus principais trabalhos reunidos na exposição "A Message for You", em cartaz em São Paulo até o final de agosto.
A mostra reúne imagens publicadas em revistas, fotos inéditas, campanhas de grandes grifes e ainda curtas-metragens e seus pioneiros editoriais em movimento. Estará em cartaz no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), entre 14 e 31 de agosto.

No total, são 177 trabalhos. Neles, é possível perceber um olhar que mistura luxo, glamour e erotismo com boas doses de violência e ironia. A mostra é a terceira do projeto Iguatemi Photo Series, que já trouxe obras de David LaChapelle e Rankin ao Brasil.

Nascido em 1928, Bourdin começou a trabalhar para a Vogue francesa nos anos 1950. Publicou também na Harper's Bazaar e fotografou campanhas para Chanel, Issey Miyake, Versace e para a loja de departamentos Bloomingdale's.

Era colega de Helmut Newton, foi pupilo de Man Ray e influenciado pelos surrealistas Magritte, Balthus e Buñuel. Guy Bourdin inspirou trabalhos de artistas como o fotógrafo David La Chapelle e o cineasta David Lynch. Faleceu em 1991.

"Guy Bourdin: A message for you"

Abertura: 14/08, a partir das 20h (somente convidados)
Visitação: 15/08 a 31/08, das 10h às 19h
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura)
Avenida Europa, 218, Jardim Europa
Telefone: 11 3081 8611
Entrada Franca

Texto Daqui e fotos dele Aqui.

Um comentário:

alineaimee disse...

Que fotos incríveis, Ka!
Essa expo deve estar imperdível!

Beijo!