quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Os blogs maternos da minha vida

Numa galáxia muito distante, o mundo da maternidade chegava até mim, eu virará mãe e a minha vontade de saber e aprender as coisas era enorme. Tudo era uma enorme novidade.
Montei o blog em 2009 e a partir daí conheci muitas pessoas legais, outras mães, amigas que perduram até hoje. Naquela época, o mundo dos blogs não era como hoje em dia. Uma futilândia só. Tínhamos conteúdo, tínhamos trocas de comments, tínhamos uma interatividade que não vejo mais isso acontecer. Veja por exemplo nos comentários do meu próprio blog hoje, nenhum. Agora vá para 2009, 2010. Trocávamos idéias, discutíamos as questões, trocávamos informações e desabafávamos umas com as outras. 
Não usávamos muito facebook na época, era tudo pesquisa mesmo, interesse do tipo: quero? vou procurar! 
Enquanto o bebê ficava pendurado mamando no peito, eu ia de blog em blog achando os mais legais e colando o link na barrinha de links pra acompanhar as atualizações sempre. E era assim que funcionava e sinto tanta falta disso. Dessa troca que havia, do brilho nos olhos quando encontrava algo extraordinário que, juro, alguns blogs e pessoas mudaram muito a minha forma de viver a maternidade.

Já há algum tempo venho querendo compartilhar aqui os blogs que vêm comigo desde aquela época, alguns perduram até hoje, alguns, infelizmente, depois que o bebê cresceu, perderam o timing de blog e pararam. 

Aqui são eles, que estão comigo desde sempre. 
E meus olhos brilham toda vez que vejo um novo post. 


Love Taza  - quando descobri, era um blog de casal lindo, feliz e ela toda estilosa. Eu já tinha a Maria bebê e me inspirava muito nos looks da Naomi. Logo ela engravidou e depois de novo e de novo. Hoje é um blog de lifestyle da família. Lindo, leve, engraçado, como uma família deve ser. Eles moram em NY. 


Constança Cabral é portuguesa, conheci o blog numa busca por Quilts na época que começei a marca de bebê. Ela costura, faz coisas lindas para bebês e tem 2 filhos. Me inspirei super nas coisas dela, no atelier na casa dela, quando fui a portugal, quis muito encontrá-la. Mas ela se mudou para a Nova Zelândia e em Maio de 2015 anunciou que pararia com o blog. SAD. Mas ainda dá pra acompanhar ela e as coisas lindas que ela faz no Instagram e na página do facebook
Uma pena ela ter parado de escrever no blog, ela dava dicas de homestyle, e simple beautiful foods geniais. Muitas inspirações saíram do Saidos da Concha


O caderno Branco é de Inês, também portuguesa, vive em Lisboa, tem duas filhas, hoje com cinco e nove anos. Ela também costura e foi a minha base para o Mamã, a minha marca de produtos e roupas para bebês. Seu blog sutil e simples e de uma paixão pelo que faz foi o que me deixou apaixonada e sou até hoje. Ela mesma diz. " esse blog é o suporte que encontrei para agregar muitas coisas que me interessam na vida e é nele que registro aquilo que não quero que se perca, seja na minha memória ou na das minhas filhas, quando crescerem." Tomo pra mim as palavras dela. 


Rosa Pomar, como é chamada lá em Lisboa, tem uma Retrosaria no Bairro Alto.
Lá em meados de 2009 quando eu costurava, comprei muitos tecidos dela, umas capulanas africanas lindas, tecidos japoneses e em 2011 cheguei a ir até a loja para conhece-la. Mas estava fechado. =(


A ervilha cor de rosa é um blog sobre tecidos e lãs. Ela, hoje, é tecelã e dá cursos de tricot incríveis na loja. Sou até hoje apaixonada por tudo que ela faz! ai que saudade de costurar! 


A Mariana é minha amiga hoje em dia. Ela é dona do Manual Prático para Mães sem Prática. Esse blog vêm comigo desde quando a Maria nasceu.
Um dia fuçando na internet caí de sopetão num texto engraçadíssimo sobre amamentação. Me identifiquei, copiei o texto e postei no meu FOTOLOG RIP . A Mariana me achou e nos tornamos amigas. Hoje ela tem dois filhos, e o blog, apesar de não ser mais atualizado há tempos NÉ DONA MARIANA, vale a leitura de cabo a rabo! O blog virou livro em 2015 também.

http://veganaeasuamae.com/

E por fim, o VEGANA É A SUA MÃE, blog da Julia, minha amiga de florianópolis. Não é um blog que eu sigo desde os primórdios, porém é um blog sobre a desconstrução da imagem da maternidade perfeita. Um blog para as novas mães de hoje em dia. Julia mora na Austrália hoje, é vegan e pratica ioga. Teve a Domi e desde então mostra uma maternidade singela e verdadeira. Do jeito que é. 

* * * 

Nós mães somos todas loucas, loucas por conseguir viver cada 24 horas, dia após dia, nessa sofrência de nunca conseguir ter tempo pra nada. Eu, apesar de ter bastante tempo pra mim por conta da minha vida com a Maria, nesse exato momento por exemplo, parei umas 50 vezes de escrever o texto pra dar comida, limpar, mamãe pra cá, mamãe pra lá e estou correndo aqui com para poder arrumar a casa e dar atenção pra ela. 
Ser mãe é uma delícia, ainda mais quando temos com quem compartilhar, ler e tirar dúvidas e ver que existe um mundo pra nós, onde podemos e devemos ser de verdade, mães de verdade, sem esteriótipos, sem padrões. Não somos tão loucas, só um pouquinho.... 

Eu tenho um milhão de blogs para dar dicas, daquela época, que estão até hoje na ativa.
Mães e não mães, o mundo dos blogs é enorme e me abriu um leque de amizades lindas que cresceram, apesar da gente não se encontrar, sabemos que participamos e vivemos uma a vida da outra dum jeito lindo, natural e ingênuo, de internet. Como era na época. Tem a Lilly, a Aline, a Vania, a Fernanda, a Renata. Todas vieram daqui, desse cantinho meu, único.

Um beijo pra todas as mães do universo. é FODA ser mãe.
E viva a blogosfera!

Enjoy the blogs! 





Um comentário:

Mari disse...

Eba, que chiqueza entrar nessa lista! Os blogs também foram muito definidores pra mim, moldaram um bocado da mãe que eu sou hoje. Aí veio o Facebook matou os blogs, tudo ficou mais rápido e menos aprofundado... uma pena! (Inclusive eu ia comentar por lá mas mudei de ideia e fiz questão de escrever aqui, tipo "blogueira pride!" hahaha)
Beijo grande e obrigada pela lembrança!