sexta-feira, 2 de abril de 2010

Relato

Numa Segunda-feira chuvosa, lua cheia, 29 de março de dois mil e dez às 22:49 nasceu o bebê, de parto natural domiciliar.
Pesando 2740 e 49 cm. Apgar 10/10.

Nascimento

Cheguei na casa dela por volta das 14:30h, a Tati já sentia fortes dores e decidimos contar as contrações durante 1 hora.
Nesse meio tempo, ela andava pra lá e pra cá, comeu, dançou, arrumou algumas coisas, estava super de bom humor, as contrações vinham de 3 em 3 minutos com duração de 1 minuto e 40 cada.
Eram 14 por hora e já sabíamos que o negócio ali iria engatar.
Estavam na casa, eu o Michel (husband), e ela.

17:30 - A Tati sentia que as contrações duravam mais tempo que antes e pediu pra ir pra banheira, eu e o Michel começamos a arrumar todas as coisas pra começar a encher a banheira, liguei pro Dr. Jorge Kuhn ( um dos médicos obstetras mais reconhecidos e respeitados de parto domiciliar do Brasil ) pra explicar as condições da Tati, ele disse que logo que ela mudasse o humor, pra eu ligar novamente que ele iria pra lá.

quase duas horas pra encher a banheira.

19:30 - Ligo novamente pro Dr. Jorge e ele diz que logo chegaria com a esposa ( e também obstetra ) Mema.

20:00 - Chega o Dr. Jorge, ele examina a Tati e vê que ela está com bastante dilatação, o bb está bem, mas que iria ser um parto longo pois o bb estava com dorso superior, ou seja, com o rostinho virado pra cima e não virado pra coluna, ele previu mais ou menos umas 7 horas pois o bebê tinha que virar ali dentro uns 140º.
Nesse momento a Tati estava na banheira, relaxando, com água quentinha, respirando e como ela respirou, a cada contração, ela fechava os olhos e se entregava a dor de uma forma tão intensa, tão linda... eu ficava agachada ao lado dela o tempo todo, pro que ela precisasse. Ela estava introspectiva, só se concentrando nela, no corpo dela e em cada contração que fazia seu bb chegar mais perto da nova vida.

21:00 - Dr. Jorge pergunta se ela quer ser examinada pra saber mais ou menos em que pé que estávamos no TP.
Ela sorri, e diz " só se não for doer muito ". Saiu da banheira e foi pro quarto, nesse momento ela está com muita dor, as contrações ficaram mais próximas uma da outra, ela se ajoelha no chão e deita a cabeça na cama, respira e respira, Dr. Jorge sentou-se atrás dela e apertava pontos doin na parte do cóccix que liberam endorfina e ajuda a abrir a parte da bacia, ajuda muito na hora do expulsivo, logo depois eu assumi o lugar do Jorge e fiquei com ela um tempão. Michel estava deitado na cama olhando pra ela o tempo todo. Ela estava em estado de trase, como diz Mema, "entrou na partolândia" que é dos 8 aos 10 cm de dilatação.
O clima na casa era tranquilo, as luzes estavam bem baixas, só algumas velas espalhadas na sala, e pela casa a meia luz tomava conta, no quarto música relaxante, som dos golfinhos, som das águas... uma energia tão tranquila e tão boa...

22:00 - Ela sente vontade de ficar deitada na cama, e diz que está com vontade de fazer força, nesse momento corri pra sala, peguei meu tripé e a filmadora, coloquei ao lado bem alto onde não fosse atrapalhar ninguém e dei um play.
Sentei na cama ao lado dela e fazia carinho e massagens no pé e nas pernas... ela estava quieta, respirava profundamente, Michel sentou-se atrás da cama, segurando sua mão e fazendo carinhos no rosto e dizendo coisas no seu ouvido que só eles sabem... Mema sentou-se do outro lado, Dr. Jorge ficou sentado bem de frente pra ela, com uma lanterninha e um espelho, durante uma contração, pediu pra ela fazer força quando ela sentisse vontade. Eu estava ao lado, vi cada processo do nascimento, o expulsivo foi tranquilo, bem devagar, Tati respirava e respirava, 20 minutos depois saiu a cabeçinha, o bb estava com a mãozinha no pescoço e tinha virado completamente para baixo. Veio mais uma contração e pronto, 22:49 nascia o bb (ainda sem nome). Chorando em plenos pulmões, rosinha, ativo, lindo! Foi direto pro colo da mãe. O cordão foi cortado pelo Michel só quando parou de pulsar. Nenhuma laceração.

.

.

Foi a sensação mais maravilhosa que presenciei na vida, foi um TP super tranquilo, Tati já vinha a tempos se preparando, como uma yogue, ela entrou em um estado de concentração absurda, que eu nunca vi igual, era lindo de se ver...
Logo chegou Cacá, o pediatra, que pesou, mediu, deu banho e banho de balde, enrolou o bb no charutinho e deu pro Michel, Tati foi tomar banho e voltou renovada e acomodou-se para amamentar pela primeira vez o bebê.
A expressão no rosto dos novos pais era linda, estávamos todos com lágrimas nos olhos, logo Mema e Dr. Jorge foram se despedindo, retirando o monte de aparelhagens e coisas do parto que nem precisou ser usado. Cacá também foi junto, e vi que era hora de eu partir também e deixar a nova família se conhecer... era meia noite, me despedi, e voltei pra minha casa renovada, feliz, encantada, apaixonada pela vida. Com certeza, nasceu ali uma nova vida, e eu nasci novamente pra mim mesma.

Obrigada Tati e Michel por me proporcinar essa felicidade junto com vocês.

ps- os horários são uma estimativa.
ps2- esse parto foi realizado em casa com total segurança, após muitos exames pré-natais e uma gravidez de baixo risco. mãe e bebê super saudáveis.

8 comentários:

Eduarda disse...

Que lindo! Acabei de postar umas fotos que fiz de um PD na terça feira.
é muito energizante,
sempre tô lendo seu blog, e hoje tive que me manifestar.
um beijo

Paulecca disse...

Fiquei arrepiada!

Isabel Estercita Lew disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Estercita Lew disse...

Meu neto é o pequeno mais lindo do mundo

obrigada por tudo Katina


Ester

Anelise Csapo disse...

Que lindo esse relato! Chorei lendo, credita? Fui ontém conhecer o hospital onde terei minha neña, e quando colei no berçário fiquei chorando um tempão vendo aquelas coisicas e pensando na lindoca que já tem quase 3 quilos aqui dentro...

Eu quero mais que tudo o parto normal, minha médica torce pela minha paciência prá aguentar muitas horas de contração...ela me consola lembrando das dores piores que eu já senti!

Bom, logo logo ela tá na área, daí eu te conto tudo! Me deixa seu tel prá eu te avisar qd ela vier?

BJS gata!

bbzsinlove disse...

Pelo jeito o irmãzinho ou irmãzinha da Maria nasce em casa tb, né?

Não tem como não chorar lendo um relato de parto... to aqui me enxugando!

Parabéns Karina, pra vc, e pra nova família!

Mto leite, paz e tranquilidade pra eles!

Cath da Laura

LILITH disse...

ai que coisa linda ká!
nasceu! é incrível a sensação, né?
tb fiquei renovada e emocionada com o nascimento da afilhadinha postiça! amei! dizem que vicia... e deve viciar mesmo, pq é uma sensação tão boa...

bj
carol
do tom e do leon

yara castanho disse...

fiquei arrepiada! lindo!