terça-feira, 13 de abril de 2010

Quiche de alho-poró

Eu não sou muito boa cozinheira não, tudo o que eu tento fazer de diferente fica ruim, mas estou aos poucos pegando a manha da coisa.
Esse quiche de alho-poró foi invenção minha, a receita original é completamente diferente, eu fui fazendo e mudando os ingredientes até chegar aqui.
Fica uma delícia. Dá pra 4 pessoas.
Parece ser difícil, mas na verdade são 3 partes da receita que no final você junta tudo, é fácil e rápido.

Ingredientes da Massa
• 200g de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de amido de milho
• sal a gosto
• 1 pitada de fermento
• 150g de margarina
• 1 gema
• 2 colheres (sopa) de água ( se necessário adicionar mais )

Ingredientes do Recheio
• 1 colher (sopa) de óleo
• 1 cebola picada
• 2 talos de alho-poró picado
• temperos a gosto

Ingredientes do Creme
• 200 ml de creme de leite
• 100 ml de leite
• 2 gemas
• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
• sal a gosto

Preparo
Para a massa, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Se necessário, vai adicionando mais água, misture com as mãos mesmo, mão na massa literalmente, até ficar uma massa só, tipo de pão. Cubra com filme plástico e reserve por 20 minutos.
Nesse meio tempo, refogue a cebola no azeite e adicione o alho-poró, pode colocar os ingredientes que quiser, eu coloquei em vez de sal, um pouco de "meu arroz" hehe.
Para o creme, pegue o liquidificador e misture todos os ingredientes.

Pegue uma assadeira média, porque essa receita é pra uma torta média tá?
Como eu não tenho assadeira de torta, peguei a de pão mesmo, funciona igual.
Forre o fundo da assadeira com a massa, é hora de brincar de massinha e ir modelando mesmo a massa na assadeira.
Depois da massa aberta, coloque o alho-poró super refogado delícia por cima da massa e depois o creme. Eu coloquei um pouco de queijo parmesão por cima pra dar uma dourada melhor.
Pré-aqueça o forno e coloque para assar em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até dourar.

antes de ir pro forno

retirando do forno, douradinha a massa

quiche pronto


Retire do forno e sirva com uma bela salada.
( eu servi com arroz e feijão )

Bon appetit.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiz sua receita e ficou perfeito. Amei. Só não achei o alho poró em Manaus!!!E indiquei o blog e receita no meu twitter.

Bjo

Rafaela Valério

Unknown disse...

eeee... que bom!!!

eu fiz esses dias com queijo, não achei alho-poró no super, e comprei queijo mussarela em pedaços e queijo parmesão ralado, fatiei a mussarela coloquei por cima da massa e o parmesão, combri com o molho. ah, diminuí também o leite, coloquei 50 ml só. pq o queijo derrete e fica mole.

nossa, ficou divino!