sábado, 19 de junho de 2010

Welcome to two years old!

Domingo - maio

A pedidos de uma leitora, tentarei postar mesmo que uma vez por semana, mais coisas sobre a maternidade após dois anos.

De uns tempos pra cá, as coisas se tornaram um pouco eufóricas demais e corridas em relação a maternidade que nem me sobra tempo (ou mesmo vontade) pra escrever sobre.
Antes, as coisas eram mais devagar, dava pra reparar cada detalhe, se emocionar com cada conquista e me dedicar mais a escrever sobre, hoje, após dois anos, as conquistas são muitas, diárias, é muita coisa.
Enquanto escrevo aqui, ela está lá no quarto importunando o pai que está dormindo, ou arrancando a roupa e fazendo xixi pela casa.
Então realmente é difícil focar.

Aos dois anos, a vida escolar começa, então, consequentemente começam-se as doenças (ou as tão famosas viroses) e é um tal de corre pro pronto-socorro pelo menos duas vezes por mês.
Toda aquela decoração linda que você tinha feito no quartinho no primeiro ano, decorando e arrumando, comprando berçinho caro, todo branquinho e cheirosinho, se desmorona, aos dois anos o quartinho está lotado de brinquedos, tanto mas tanto que não existe mais onde guardar e vai se espalhando pela casa, a sua sala, que você tanto amava, vira um playground.
Aos dois anos, o guarda-roupas não suporta mais tanto body e roupinhas que não servem mais, mesmo doando, muita coisa a gente quer guardar com aquele pensamento "ahh, mas VAI que vem outro por aí." mesmo não vindo, "é tão bonitinho! vou guardar" Daí vamos amontoando caixas e mais caixas com as roupas e comprando mais novas, porque a coisa boa dos dois anos é que tudo que tem de mais legal serve, e a gente vai na Zara e morre com tanta coisa linda pra elas.
Aos dois anos as suas paredes, tão branquinhas e lisas, viram lousinha, daí, sei lá da onde elas acham um lápizinho ou giz de cera e PUM. Um segundo que a gente descuidou fica assim.

.

.

Depois de tanto esfregar e usar milhões de produtos pra tirar os rabiscos, você desencana com o pensamento de que nos próximos meses, sua nova meta é pintar novamente tudo de branco, mas com tinta lavável.
Aos dois anos começa-se o tal do "desfralde" que no começo me apavorava, mas com ajuda da escola, as coisas estão "caminhando". Do nada você está sentada, tranquilinha, assistindo tv, ou mesmo no computador, olha pro lado e vê uma fralda jogada no chão, mais ao lado uma poçinha de xixi, e quando vai atrás da filha, ela está sentada no piniquinho, esperando sair mais xixi, mas como ela ainda não sabe segurar, você elogia o esforço feito por pelo menos tentar ir fazer no lugar certo, pega um pano e vai limpar a poça no meio da sua sala.

Mas calma, os dois anos não são um bicho de sete cabeças.

Aos dois anos eles começam a falar, e exatos dois anos, 87% das coisas que eles falam a gente entende, então muuuiiittaaa coisa fica mais fácil. Eles já comem praticamente sozinhos, dizem o que querem e o que não querem. Te chama pelo nome, de mamãe, de OU, de você, canta musiquinhas, dançam, é lindo de ver.

Mas sei lá que raios que acontecem, aos dois anos eles adoram acordar mais cedo do que o possível... e quando seu sono está uma delícia, quentinho, aconchegante, eles acordam, saem da caminha, acendem a luz do seu quarto gritando, "vamu mamãe, vamu mamãe, descê descê, vamu mamãe"
Daí você desce, vê as horas 5:30 - 6:00, dá o café da manhã, liga a tv no discovery kids e começa seu dia.
Aqui em casa há um revezamento, um dia eu levanto, um dia o pai levanta. Ou pelo menos tentamos revezar.
Aos dois anos você já decorou todas as musicas da discovery kids, não aguenta mais o hi-5 nem o backyardigans, muito menos o Barney. Mas tudo bem, porque elas gostam e a gente acha bonito de ver.
Ah! uma dica, após 1 anos e meio e acho que até uns 4 ou 5 anos, nunca, mas NUNCA leve seu(a) filho num restaurante com você, é um verdadeiro terror... sempre que houver acontecimentos ou comemorações "adultas" deixe na casa da avó, na vizinha, na tia, mas nunca leve, ou simplesmente não vá. Criança dessa idade quer brincar, correr, e odeia eventos mais sofisticados.

Eu digo que, os dois anos estão me deixando maluca, mas é uma delicia. Sempre é!
(e espero que essa fase de ficar pelada passe rápido!)

xoxo

5 comentários:

Laura disse...

Karina, a Maria tá muito linda! Lendo o seu texto, vejo o meu pimpolho fazendo as mesmas coisas que Maria. Ele tem um ano e meio é é exatamente assim.A única diferença é que não sou a mãe, sou tia-avó, mas ele acorda na casa dele e vai prá minha casa chamando pela titia. Mas é muito lindo. bjs.

juliana disse...

oi karina! adorei vc ter voltado a escrever sobre o dia a dia de mamãe.. a mais ou menos um ano comprei algumas coisinhas que foram da maria, minhas filhotinhas usaram até.. sim, tenho gêmeas.. hj elas estão com um aninho e dois meses e quase morro com o lance de acordar entre 5:30 - 6:00 hrs.. ainda não tive as paredes transformadas em obra de arte.. adorei mesmo vc ter voltado a escrever sobre a maria, assim vou me preparando para o que me espera daqui a pouquinho, rs.

Carol Araújo disse...

Olá Karina, achei um máximo essa postagem sobre maternidade!!! Vou te acompanhar sempre, afinal estou grávida e nada melhor do que dicas de mães do nosso século, rsrsrs! Fora que te acho muito linda, parabéns pelo blog e pela família!!!
www,iggynofun.blogspot.com

Bjuuu...

Rê Perilo disse...

Karina
Adorei saber o que me espera! rsrsr
Deve mesmo ser uma loucura, e já posso ver as paredes de casa cheias de "arte"! Mas deve ser bom também, assim como todas as outras fases!
Escreva sempre sobre maternidade, assim teremos uma idéia do que vem pela frente!
Teu blog é lindo, adoro as fotos, as dicas... Parabéns!
Beijo grande

fafi prado disse...

que graça de post! estamos caminhando para lá...e com 1 ano e 4 meses o guido já está um danadinho...oh, god! beijo na linda maricota. bjs